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admin 1 abril, 2022

O WhatsApp se tornou um dos principais meios de comunicação, seja nas relações pessoais ou profissionais. Para se ter uma ideia, o Brasil tem 120 milhões de usuários ativos, tornando o aplicativo uma importante oportunidade para estratégias de marketing digital – especialmente com a criação do whatsapp business.

Criada em 2009, a ferramenta é especificamente voltada para empresas que desejam utilizar o aplicativo profissionalmente.

Com ele, agora é possível se comunicar diretamente com cada cliente e promover produtos e serviços de forma mais eficaz.

Neste texto você encontra informações sobre os recursos, benefícios e como integrar o WhatsApp Business à sua empresa.

Comece a leitura agora mesmo para ficar à altura das expectativas e necessidades da base de clientes!

Saiba como o WhatsApp Business funciona

O WhatsApp Business é a versão profissional do WhatsApp e foi desenvolvido para que as empresas forneçam uma melhor experiência de atendimento.

Seja para responder uma pergunta ou fechar uma venda, tudo pode ser feito de forma simples e automatizada pelo WhatsApp Business.

Além do atendimento ao cliente, o Business pode ser utilizado na prospecção, negociação e conclusão de compras, tornando-se um recurso interessante para equipes de vendas e marketing.

As estatísticas e métricas de entrega de mensagens geram informações valiosas para melhorar as abordagens na plataforma, tornando o trabalho mais profissional.

Logo, essa versão é ideal para qualquer time que pretenda agilizar a gestão de contatos.

Conheça os benefícios do WhatsApp Business

A criação do WhatsApp Business simplificou o processo de usar redes sociais para a atuação profissional. Explore as principais vantagens de usá-lo abaixo.

Melhore a experiência e o relacionamento com o cliente

Seja fechando mais negócios ou retendo mais clientes, investir na qualidade do serviço é a forma mais prática de atingir objetivos.

Por isso, adicionar o WhatsApp Business ao seu trabalho diário é ideal para aprimorar ainda mais a experiência do cliente com a sua marca.

Aumento da produtividade e automação

Outro benefício relacionado ao uso do WhatsApp Business na sua empresa é o aumento da produtividade.

Mesmo que a automação seja incompleta, usando apenas alguns dos recursos disponíveis na versão profissional, o fluxo de trabalho da sua equipe já ficará muito mais fácil.

Diminuição da taxa de churn

Atrasos no atendimento estão entre as principais reclamações de clientes. Não ter meios de comunicação acessíveis é uma das causas mais recorrentes.

Quando você investe em uma plataforma usada por quase todas as pessoas, a mensagem passa pela empresa é que ela se preocupa com as preferências do consumidor.

Essa decisão tem impacto direto na taxa de churn, ou seja, o número de pessoas que desistem de consumir o produto de certa empresa.

Além disso, o atendimento em si é agilizado e facilitado, reduzindo o risco dos clientes ficarem sem respostas. Afinal, é possível integrar ferramentas de automação e dispor de profissionais para realizar os atendimentos de forma mais prática.

Acesso a métricas de negócios

O WhatsApp Business permite que sua empresa melhore continuamente a experiência do cliente dentro da plataforma por meio de dados e estatísticas diversas.

A apresentação de métricas relacionadas à entrega de mensagens é o maior destaque e permite criar estratégias e campanhas ainda mais eficazes.

Veja como usar o WhatsApp Business

Diante de tantos recursos vantajosos, já está claro que a versão profissional do WhatsApp é muito indicada.

No entanto, ainda não detalhamos as formas como ela pode ser integrada ao planejamento de marketing da sua empresa. Saiba como fazer isso agora:

1. Não seja invasivo

É preciso ficar claro que o WhatsApp deve ser usado para falar com clientes já convertidos, ou que pelo menos já interagiram com a marca de alguma forma.

Tentar começar um relacionamento com um contato novo sem pedir permissão pode ser bastante invasivo, tornando a ação ineficiente.

2. Planeje-se

Toda empresa de renome tem um tom de voz específico. Isso envolve as palavras usadas, o nível de formalidade e informalidade, e os conteúdos compartilhados.

No caso do WhatsApp Business, é vital planejar previamente o que será enviado para os contatos e padronizar os tipos de respostas.

Entre os formatos possíveis, destacamos:

  • Ofertas exclusivas;
  • Pesquisas de satisfação;
  • Contatos pós-venda;
  • Propagandas.

Independentemente de qual conteúdo será disponibilizado, ele precisa ser enviado em horários pré-definidos.

3. Não hesite em ser informal (conforme o nicho)

Por se tratar de um app tradicionalmente usado para conversas pessoais, o WhatsApp permite um certo grau de informalidade.

Você pode chamar o cliente pelo primeiro nome, encaminhar ofertas segmentadas especialmente para ele, tudo isso sem deixar de ser profissional.

A postura próxima da marca é bastante valorizada nos dias de hoje. O WhatsApp Business é mais uma ferramenta criada para facilitar isso.

Familiarize-se com os recursos, adeque a linguagem e planeje todo o processo de atendimento para alcançar resultados expressivos.

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